O Coaching proporciona muito sucesso

O que é o Coaching? Que mais valias aporta o Coaching? Saiba mais sobre um conceito que muda mentalidades e cria novos rumos. A Revista Pontos de Vista conversou com Maria Julia Nunes, Fundadora da inSoul.Creating Future, que revelou como Coaching desperta talentos e expande competências.

Executiva num grupo internacional em biotecnologia farmacêutica, com responsabilidades de relações institucionais nacionais e internacionais  descobriu que o seu maior valor na obtenção de resultados, era a relação de abertura e confiança que estabelecia e levava os seus interlocutores a sentirem-se fortes e confiantes, a descobrirem o seu brilho interior e a serem mais seguros e felizes. No sentido de contextualizar o nosso leitor, de que forma é que o seu percurso a levou à edificação da inSoul. Creating Future?

Sempre fui apaixonada pelo desenvolvimento do potencial humano. Encarei as responsabilidades profissionais duma forma inovadora, implementando métodos geradores de confiança winwin com os meus interlocutores institucionais, em Portugal e no estrangeiro. Fazia-o de forma natural e espontânea, mas um dia percebi que estava na hora de mudar e demiti-me. Durante dez anos fiz preparação mental, emocional, académica e espiritual. Foi em 2004 que dei forma à marca, e aí nasceu a inSoul.

Quais são as verdadeiras mais valias da inSoul e de que forma pode a mesma mudar a vida das pessoas?
A inSoul foi e continua a ser pioneira no tema do desenvolvimento pessoal em Portugal. No início pouco ou nada se falava destes assuntos, mas a minha experiência internacional, os princípios éticos que sempre mantive e a sólida preparação, formaram a credibilidade que manteve a minha agenda esgotada desde o primeiro ano. Sem uma única ação de divulgação, foi o “passa palavra” de quem mudava as suas vidas que trouxe o sucesso à inSoul.
Solidez e maturidade de competências, ética, respeito e sensibilidade intuitiva para perceber a base e a natureza das necessidades particulares de cada pessoa ou profissional é o que nos distingue dos demais.

Na sua opinião, de que forma pode o conceito e metodologia do Coaching proporcionar sucesso nos negócios?
Proporciona muito sucesso. O Coaching abre os horizontes, desperta os talentos, expande as competências, proporciona respostas eficazes e ações coerentes face às necessidades.

Fale-nos um pouco das potencialidades do denominado Inner Coaching. O vosso método Inner Coaching aporta dois programas. A que programas se refere?
Inner Coaching é uma metodologia que desenvolvi com vista a “chegar mais longe em menos tempo”. É trabalhado através da inclusão de metodologias mais abrangentes e específicas que o Coaching, e proporciona outro nível de resultados. O Programa Eu, que se destina ao universo individual, é o processo transformador da redescoberta existencial do eu, e da relação com o mundo, o trabalho e a família. O Programa Business direciona-se ao mundo profissional e dos negócios, onde os objetivos são tangíveis e incluem diversos universos. Este programa redefine a matriz mindset/innergame, ganhando profissionais energizados, mentes focadas e visão criativa dos resultados.

Está mais direcionada para o universo empresarial/profissional ou também para uma vertente mais pessoal? No domínio do vosso core business, qual tem sido a preponderância da marca em cada um destes segmentos (profissional e pessoal)?
Durante os primeiros anos focámos mais a vertente pessoal. Há cinco anos começaram a vir profissionais, que optam por um registo de confidencialidade, mas nos últimos três anos, fruto da maturidade alcançada, começámos a focar o nosso core business para o segmento empresarial.

De que forma é que as empresas podem chegar à inSoul? Os empresários portugueses estão, na sua opinião, recetivos a estes conceitos e metodologias?
Temos o site institucional, o canal youtube, as redes sociais Facebook e Linkedin. Oferecemos gratuitamente uma newsletter regular por email, que pode ser subscrita via Facebook, e marcamos presença nos media com artigos. Também temos o email e claro o contacto telefónico.

Quais são as principais prioridades e desafios da marca para o futuro?
Como marca, queremos crescer de forma sólida, através de um serviço de excelência, contribuindo decisivamente para melhorar a vida das pessoas, o ambiente laboral, a performance profissional, o resultado empresarial.
Tivemos experiências de internacionalização, no Brasil, mantemos um sólido portfólio de clientes nos Açores, já tivemos delegações no Porto e em Faro. Em 2013 fizemos uma opção estratégica de concentração de recursos, apostando no desenvolvimento contínuo de competências que permitam ter cada vez mais excelência nos serviços que prestamos. Por exemplo, estou agora a frequentar uma certificação internacional de Coaching que aplica Mindfulness ao desenvolvimento das Forças de Caráter.

CV – Maria Julia Nunes
Fundadora inSoul.creating future
Coaching Business e Pessoal
Métodos de Mudança Organizacional e Profissional
Mindfulness and Energetic Leadership Methods
Autora, Speaker

Artigo Publicado na Revista Pontos de Vista em Março de 2016

Recent Posts