O Coaching como fonte de sucesso
O que é o Coaching? Que mais valias aporta o Coaching? Saiba mais sobre um conceito que muda mentalidades e cria novos rumos. A Revista Pontos de Vista conversou com Maria Julia Nunes, Fundadora da inSoul.Creating Future, que revelou como Coaching desperta talentos e expande competências.
Sempre fui apaixonada pelo desenvolvimento do potencial humano. Encarei as responsabilidades profissionais duma forma inovadora, implementando métodos geradores de confiança winwin com os meus interlocutores institucionais, em Portugal e no estrangeiro. Fazia-o de forma natural e espontânea, mas um dia percebi que estava na hora de mudar e demiti-me. Durante dez anos fiz preparação mental, emocional, académica e espiritual. Foi em 2004 que dei forma à marca, e aí nasceu a inSoul.
Quais são as verdadeiras mais valias da inSoul e de que forma pode a mesma mudar a vida das pessoas?
A inSoul foi e continua a ser pioneira no tema do desenvolvimento pessoal em Portugal. No início pouco ou nada se falava destes assuntos, mas a minha experiência internacional, os princípios éticos que sempre mantive e a sólida preparação, formaram a credibilidade que manteve a minha agenda esgotada desde o primeiro ano. Sem uma única ação de divulgação, foi o “passa palavra” de quem mudava as suas vidas que trouxe o sucesso à inSoul.
Solidez e maturidade de competências, ética, respeito e sensibilidade intuitiva para perceber a base e a natureza das necessidades particulares de cada pessoa ou profissional é o que nos distingue dos demais.
Na sua opinião, de que forma pode o conceito e metodologia do Coaching proporcionar sucesso nos negócios?
Proporciona muito sucesso. O Coaching abre os horizontes, desperta os talentos, expande as competências, proporciona respostas eficazes e ações coerentes face às necessidades.
Fale-nos um pouco das potencialidades do denominado Inner Coaching. O vosso método Inner Coaching aporta dois programas. A que programas se refere?
Inner Coaching é uma metodologia que desenvolvi com vista a “chegar mais longe em menos tempo”. É trabalhado através da inclusão de metodologias mais abrangentes e específicas que o Coaching, e proporciona outro nível de resultados. O Programa Eu, que se destina ao universo individual, é o processo transformador da redescoberta existencial do eu, e da relação com o mundo, o trabalho e a família. O Programa Business direciona-se ao mundo profissional e dos negócios, onde os objetivos são tangíveis e incluem diversos universos. Este programa redefine a matriz mindset/innergame, ganhando profissionais energizados, mentes focadas e visão criativa dos resultados.
Está mais direcionada para o universo empresarial/profissional ou também para uma vertente mais pessoal? No domínio do vosso core business, qual tem sido a preponderância da marca em cada um destes segmentos (profissional e pessoal)?
Durante os primeiros anos focámos mais a vertente pessoal. Há cinco anos começaram a vir profissionais, que optam por um registo de confidencialidade, mas nos últimos três anos, fruto da maturidade alcançada, começámos a focar o nosso core business para o segmento empresarial.
De que forma é que as empresas podem chegar à inSoul? Os empresários portugueses estão, na sua opinião, recetivos a estes conceitos e metodologias?
Temos o site institucional, o canal youtube, as redes sociais Facebook e Linkedin. Oferecemos gratuitamente uma newsletter regular por email, que pode ser subscrita via Facebook, e marcamos presença nos media com artigos. Também temos o email e claro o contacto telefónico.
Quais são as principais prioridades e desafios da marca para o futuro?
Como marca, queremos crescer de forma sólida, através de um serviço de excelência, contribuindo decisivamente para melhorar a vida das pessoas, o ambiente laboral, a performance profissional, o resultado empresarial.
Tivemos experiências de internacionalização, no Brasil, mantemos um sólido portfólio de clientes nos Açores, já tivemos delegações no Porto e em Faro. Em 2013 fizemos uma opção estratégica de concentração de recursos, apostando no desenvolvimento contínuo de competências que permitam ter cada vez mais excelência nos serviços que prestamos. Por exemplo, estou agora a frequentar uma certificação internacional de Coaching que aplica Mindfulness ao desenvolvimento das Forças de caráter.
Esta entrevista foi publicado na Revista Pontos de Vista/Público em Março de 2016